KIRIGAMI E ORIGAMI CARTÃO

Please login in order to report media.

  • Uploaded 3 years ago in the category Origami Video Tutorials

    ### NESTE VÍDEO VOCÊ APRENDERÁ COMO FAZER ESSE CARTÃO COM CORAÇÕES DE ORIGAMI ###

    *** HISTÓRIA DO KIRIGAMI

    Kirigami (do japonês: de kiru, "recortar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de recorte o papel, criando representações de determinados seres ou objetos.
    Kirigami ou Origami Arquitetônico é uma variação do origami, uma arte japonesa de recorte e colagem de papéis.
    Quando se faz a arte do kirigami, o objeto fica em 3D, ou seja, elas ficam formas verdadeiras, mas menores.
    A concepção original do Origami Arquitetônico foi desenvolvida em 1981 por Masahiro Chatani, um professor de arquitetura do Instituto de Tecnologia deTóquio.
    Juntamente com Keiko Nakazawa, Chatani escreveu livros ensinando a técnica e revelando os modelos de origami arquitetônico.
    Chatani diz que o origami arquitetônico "explora o mistério da transformação do plano da segunda para a terceira dimensão, levando em conta a dimensão do tempo".

    E acrescenta: "Embora tenha sido criado na era dos computadores, não é dos computadores, e sim da imaginação humana".

    Chatani diz ainda que o Origami arquitetônico "pode ser considerado uma ponte entre o antigo e o moderno, e entre as culturas do leste e do oeste".
    A técnica de Chatani rapidamente se espalhou pelo mundo, ganhando inúmeros adeptos dos cartões kirigami (Origamic Architeture).
    No Japão, os cartões costumam ser brancos e dão destaque à forma e aos detalhes.

    Além disso, os japoneses confeccionam principalmente cartões com motivos de monumentos, prédios e edifícios famosos.
    A produção industrial dos cartões é criticada pelos idealizadores e adeptos do Kirigami, com a alegação de que sendo confeccionados em gráfica, eles perderiam o caráter artesanal tradicional do Kirigami.
    Há grandes mestres do Kirigami como: Masahiro Chatani, Keiko Nakazawa e Idelette Munneke.
    Tipos
    O origami arquitetônico é uma forma de trabalho manual com papel que combina três técnicas:
     A dobradura do Origami;
     O Kirigami (arte japonesa de cortar formas em papel);
     A Engenharia de antigos livros infantis "pop-ups".
    Maquigami (do quechua (Perú): de maqui, "mão", e do japonés kami, "papel") é a arte de recorte o papel só com as mãos.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Kirigami
    História do origami
    Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
    O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos.

    Geralmente parte-se de um pedaço de papelquadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

    Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo(1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.).
    Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular.

    Ainda assim as pessoas menos abastadas se esforçavam em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.
    Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração.

    Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses.

    Em 1797 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado da India.

    O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
    Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami.

    Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia.

    Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.
    Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os Mouros, no Norte de África, que trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII.

    Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas animais.

    Da Espanha espalhar-se-ia para a América do Sul.

    Com as rotas comerciais terrestres, o Origami entra na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami

  • kirigamieorigamicartão